Atendimento: 08:00 - 18:00
Segunda à Sexta-Feira
São Paulo: 11 3933-6363
Demais Localidades: 0800 770 0773
Sup Técnico: suporte@telematica.com.br
VENDAS: crm@telematica.com.br
Telemática / Info  / Por que o controle de acesso é importante para sua empresa?

Por que o controle de acesso é importante para sua empresa?

Por que o controle de acesso é importante para sua empresa?


Quando falamos sobre segurança, as pessoas costumam tirar conclusões precipitadas e imaginar portas de aço pesadas e alarmes que disparam por qualquer motivo. O controle de acesso é, de fato, um dos métodos mais comuns e menos invasivos de adicionar segurança extra a uma empresa ou estabelecimento comercial. Controlando quem entra ou sai de um espaço com base no uso de códigos, cartões (smartcard) ou biometria.
Multinacionais e empresas de todos os portes necessitam de um controle de acesso eficiente. Deste modo, o desenvolvimento de um sistema de segurança sólido é fundamental para manter a ordem e o funcionamento adequado de todas as atividades pertinentes ao negócio.
Benefícios do controle de acesso
Cada vez que você visitar um escritório ou dirigir até um edifício empresarial, provavelmente se deparará com um acesso restrito e um teclado numérico, além de um botão para ligar, caso você seja um visitante. Este é um excelente exemplo de controle de acesso, no qual o proprietário instalou um portão ou porta de segurança que exige um código ou senha logo na entrada. Neste caso, quando o usuário pressionar o botão de solicitação, o equipamento pode conceder ou negar o acesso mediante as regras de segurança definidas pelo local.
O principal benefício do controle de acesso é que ele garante que um espaço permaneça seguro e visitado apenas por aqueles que têm permissão ou que se enquadram nas regras. Essa restrição ajuda a manter as propriedades seguras, desencoraja e dificulta os planos de possíveis invasores (ladrões).
Controle de acesso de veículos
Em estacionamentos privados, normalmente os acessos são concedidos a funcionários (empresas), terceiros ou visitantes identificados e autorizados na portaria.
Para o funcionamento adequado de um estacionamento privado é fundamental a instalação e integração de equipamentos como: Cancelas, Totens, CFTV e o MD400 (Telemática), uma solução que define quando um veículo tem acesso ou não a determinada área, através de regras de local, data, horário e limite de vagas.
Informações privilegiadas que salvam vidas e reestabelecem a ordem
Internamente, isso também pode ser útil para identificar quem está por perto quando ocorre um incidente e para determinar quantas pessoas estão nas instalações em caso de incêndio ou situação de emergência. Além de informações referentes à movimentação de indivíduos em determinados espaços, o que possibilita a restrição do acesso durante determinados períodos de tempo, por exemplo, no final de um turno ou durante a noite.
O controle de acesso desempenha um papel importante na segurança e pode afetar tudo, desde sua apólice e cobertura de seguro até o valor que você gasta na substituição de chaves perdidas.
Prevenção de acesso ilegal
Em um espaço de trabalho, o controle de acesso gera organização, facilita a vida dos colaboradores, permite a movimentação interna sem a necessidade constante do acompanhamento de um profissional de segurança. Com a gestão adequada do tempo, o nível de desempenho dos funcionários aumenta significativamente, contribuindo assim para o crescimento da empresa.
A restrição a determinados ambientes permite que somente pessoas previamente autorizadas frequentem o local, prevenindo furtos de objetos e documentos.
Portanto, um sistema de segurança pode ser instalado em ambientes internos e externos de comércios, empresas, hospitais, universidades, bancos, estacionamentos (controlando a entrada e saída de veículos), e nos mais variados tipos de negócios.
Gerenciamento & soluções em seguridade
Conforme o budget (orçamento) de uma empresa é possível desenvolver inúmeras soluções de segurança e traçar diversos tipos de estratégias. Lembrando que o controle de acesso é considerado uma forma econômica de aumentar a segurança, pois reduz o efetivo e, ao mesmo tempo, garante que o acesso seja concedido apenas para aqueles que se enquadram nas regras do local.
De acordo com especialistas, aumentou consideravelmente o número de empresas e comércios que optaram pela instalação e desenvolvimento de um sistema de segurança.
Deste modo, um dos equipamentos mais procurados é o CFTV (Circuito Fechado de Televisão), ou seja, câmeras que transmitem imagens em tempo real de diferentes pontos e ambientes.
Por fim, a integração de equipamentos e soluções com um software de segurança como o Suricato (Telemática), permite o gerenciamento automático, rastreamento e armazenamento de dados referentes a pessoas e veículos que frequentaram o local.

Para maiores informações, acesse: telematica.com.br