Pesquisar
Close this search box.

Reconhecimento facial e seu papel fundamental no controle de acesso

O reconhecimento facial vem ganhando cada vez mais espaço, reflexo da sua praticidade na identificação de pessoas. E quando tratamos de controle de acesso não é diferente, já que o dispositivo proporciona um fluxo de colaboradores muito mais seguro.

Além disso, o dinamismo durante essas entradas e saídas costuma chamar atenção, o que reflete no aumento de produtividade da sua equipe. Afinal, todos conseguem se concentrar integralmente em suas atividades, sem que lidem com filas extensas. 

Fato é que a tecnologia trouxe consigo muitas facilidades, e sua chegada no universo da segurança empresarial foi transformadora. Portanto, investir em uma gestão de acesso inteligente é mais do que um diferencial: trata-se de um pilar para proteger seus ativos.

Mas à medida que o reconhecimento facial cresce, o qual já pode ser encontrado em todos os estados brasileiros, deixar essa ferramenta de lado pode colocar a sua operação em xeque. Isso porque a sua precisão na identificação de pessoas durante os acessos tende a ser mais eficaz, elevando o padrão de segurança do seu negócio.

Para saber mais sobre tudo que envolve a biometria facial e seus benefícios, prossiga com a leitura!

Como o reconhecimento facial funciona?

O reconhecimento facial, ao despontar como uma solução inovadora para a segurança, começou a reunir dúvidas por trás do seu funcionamento. Com o respaldo da tecnologia, o sistema analisa pontos específicos do rosto, conhecidos como “pontos nodais”, constituindo uma mapa único para cada pessoa. 

Nesse processo, são considerados na captura da imagem aspectos como distância entre os olhos, altura do nariz e formato do queixo, sendo armazenados para confirmar cada identidade. Em meio à gestão de acesso de uma empresa, a biometria facial representa um instrumento altamente funcional, colaborando para entradas e saídas mais ágeis. 

Além disso, o dispositivo é capaz de operar mesmo sob condições adversas, como baixa iluminação e sutis alterações na aparência. Isso garante confiabilidade durante sua utilização, acarretando uma circulação segura de pessoas.

Onde posso utilizar o reconhecimento facial?

A versatilidade do reconhecimento facial merece um destaque especial. Afinal, o equipamento pode ser explorado em contextos dos mais diversos e em empresas de variados segmentos.

No setor bancário, por exemplo, a identificação de clientes é realizada com o apoio dessa tecnologia de 7 em cada 10 instituições, o que reafirma essa tendência em ambientes que demandam maior segurança. E nem poderia ser diferente, levando em conta a eficácia que a biometria facial tem demonstrado.

Quando falamos de controle de acesso, seu papel é essencial, promovendo uma checagem precisa ao longo de solicitações de entradas e saídas. E apesar de muitos empreendedores ainda não serem adeptos da tecnologia, ela não possui restrições de atuação em ramos específicos.

A seguir, atualize-se sobre alguns negócios que o reconhecimento facial pode ajudar na modernização da gestão de acesso:

  • Instituições financeiras
  • Hospitais
  • Instituições de ensino
  • Indústrias
  • Aeroportos 
  • Edifícios corporativos
  • Canteiro de obras
  • Laboratórios

Essa tecnologia é segura?

Muitas pessoas ainda desconhecem os detalhes em torno do reconhecimento facial. Embora ainda seja nebulosa, essa ferramenta vem se consolidando com o passar dos anos, combinando praticidade e funcionalidade.

Ainda assim, a segurança do reconhecimento facial costuma ser um tema em debate. Isso porque trata-se de uma tecnologia recente, e que por vezes pode apresentar alguma falha, afetando a privacidade de usuários e o armazenamento de dados.

Reforçando esse cenário, uma pesquisa indicou que 60% dos brasileiros se preocupam com o fornecimento de dados biométricos, trazendo à tona a importância do recurso ser submetido a testes rigorosos ao longo do seu desenvolvimento. Apesar disso, os sistemas de reconhecimento facial mais avançados normalmente atingem 99% de eficácia, o que explica sua procura quando o assunto é segurança. 

O controle de acesso das empresas, por sua vez, também colhe frutos dessa inovação, sendo modernizado à medida que o recurso é integrado às suas operações. Com isso, o fluxo de pessoas será descomplicado, superando métodos rudimentares de acesso que atrasam os colaboradores e desprotegem as instalações.

O reconhecimento facial pode ser integrado a quais dispositivos de controle de acesso?

Não é novidade que a biometria facial produziu uma comodidade jamais vista nos acessos, automatizando processos estabelecidos por décadas e, até então, conhecidos pela eficiência. Essa solução, contudo, traz consigo uma economia de tempo que acaba fazendo a diferença dentro de um ambiente colaborativo, seja para gestores, colaboradores ou visitantes.

E o mais interessante é que ela é capaz de ser integrada a diversos dispositivos responsáveis pela gestão de acesso de uma empresa, potencializando o desempenho de cada um deles. Neste sentido, a circulação de pessoas ocorre de forma muito mais dinâmica, evitando congestionamentos nas áreas de passagem. 

Quando algum membro da sua equipe esquece o crachá, por exemplo, o acesso é prejudicado, demandando uma verificação junto à gestão para que o profissional seja liberado. Com o reconhecimento facial, porém, essa realidade fica para trás, uma vez que a entrada ocorre de forma instantânea e sem a necessidade de que alguma credencial seja apresentada. 

Confira abaixo os produtos para controle de acesso que podem contar com reconhecimento facial:

  • Catracas: As catracas com reconhecimento facial são uma excelente solução para empresas que buscam agilidade no fluxo de colaboradores e visitantes. Integradas a essa tecnologia, elas oferecem um acesso rápido, sem a necessidade de crachás ou cartões, tornando o processo mais fluido e seguro. Essa automação não só aumenta a produtividade, como também reforça a segurança, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam entrar nas instalações. 
  • Controlador de Acesso: O dispositivo, integrado ao reconhecimento facial, permite uma validação de identidade precisa e sem necessidade de interação física. Empresas que buscam maior controle sobre o acesso de pessoas em áreas específicas, como salas de servidores ou áreas de alto risco, recorrem a essa tecnologia para fortalecer a sua segurança. A integração com softwares de integração também permite um monitoramento constante e eficaz.
  • Cancelas: A solução, quando equipada com biometria facial, é ideal para empresas que possuem grandes estacionamentos ou áreas de acesso de veículos. Essa solução proporciona maior controle sobre quem entra e sai da empresa, liberando o acesso de forma rápida e segura, sem a necessidade de interação manual. Ideal para empresas com grandes fluxos de veículos, a tecnologia garante maior organização e segurança na gestão do tráfego.

Qual a empresa que pode oferecer um reconhecimento facial confiável?

A Telemática, atuando há mais de 40 anos no mercado de controle de acesso e gestão de ponto, reafirmou o seu compromisso em inovar e lançou o reconhecimento facial FC520, que elevou o nível de segurança das empresas. Seja em uma catraca, controlador de acesso ou cancela, o dispositivo surge como o aliado ideal para automatizar as suas entradas e saídas, o que garante mais dinamismo no processo.

Explorando uma detecção facial por profundidade da face – que impossibilita acesso por foto ou vídeo em meio físico ou digital -, tela LCD de alta resolução sensível ao toque e conexão via Wi-Fi, essa solução oferece modernidade e proteção redobrada ao seu controle de acesso. Porque zelar pelos seus ativos representa uma prioridade quando você lidera um negócio. 

Quer solicitar contato com nossos especialistas? É só preencher o formulário!