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Como realizar o registro de ponto atuando em home office?

Como realizar o registro de ponto atuando em home office?

Desde que o mundo foi tomado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) às relações profissionais e pessoais obrigatoriamente se modificaram. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou o isolamento social e a não aglomeração de pessoas, pois tais atitudes poderiam acarretar na disseminação do vírus.
Uma situação atípica que impulsionou o trabalho home-office em nosso país, em outras palavras funcionários de diversos segmentos optaram por trabalhar em casa, de forma remota. Deste modo, controlar a jornada dos trabalhadores à distância passou a ser um desafio para as empresas brasileiras.
Mas afinal, como acessar o relógio de ponto remotamente?
O registro da jornada de trabalho pode ser realizado por meio de sistemas internos (o funcionário faz login na intranet e registra sua entrada) ou por meio de um aplicativo para smartphone, como por exemplo, o Codin Mobile, desenvolvido pela Telemática para suprir esse tipo de demanda.
O Codin Mobile tornou as marcações de ponto práticas e modernas, permitindo a gestão e o tratamento adequado da jornada de trabalho. O aplicativo é regulamentado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), portaria 373/11, e está disponível para Android.
Como esclarecer as dúvidas dos trabalhadores sobre esse tema?
É fundamental criar políticas internas que informem sobre a prática de horas extras e banco de horas, disponibilizar um canal aberto para que os colaboradores tirem dúvidas sobre a marcação de horas, elaborar um manual de instruções sobre a marcação do ponto em home office, entre outras ações importantes para essa nova etapa do mercado de trabalho.
Quais as regras para o home office?
De acordo com a legislação, os funcionários em home office permanente são dispensados do controle de ponto. Vale destacar que o artigo 62 da CLT, inciso III prevê que o limite de oito horas diárias ou 44 horas semanais, o pagamento de horas extras ou ainda o respectivo adicional de 50% não se aplicam a esses empregados, em razão da natureza do trabalho. No entanto, as empresas podem adotar o processo se ele for realizado dentro das regras do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
O controle de ponto remoto funciona de forma parecida com a do controle de ponto fixo, onde o colaborador deve fazer os registros de horários presencialmente. A diferença é que esse sistema proporciona mobilidade, os dados são gerados instantaneamente no sistema, no qual o Departamento de Recursos Humanos e o colaborador terão acesso.
Como funciona o banco de horas no home office?
O trabalhador que atua no sistema home office pode ter seu banco de horas dispensado. Com isso, é necessário que a empresa e o colaborador entrem em acordo, elaborem um contrato e especifiquem as normas de controle de jornada. Essa ação garante direitos e deveres aos empregados e empregadores.
Por fim, utilizar um sistema de ponto remoto oferece organização, controle e segurança para empregados e empregadores.

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