Atendimento: 08:00 - 18:00
Segunda à Sexta-Feira
São Paulo: 11 3933-6363
Demais Localidades: 0800 770 0773
Sup Técnico: suporte@telematica.com.br
VENDAS: crm@telematica.com.br
Telemática / Alarmes e Sirenes  / Como funciona o Sistema de Alerta em Massa?

Como funciona o Sistema de Alerta em Massa?

Como funciona o Sistema de Alerta em Massa?

O sistema de alerta em massa informa as pessoas competentes através de uma mensagem de voz ou texto em situações de emergência. Isso representa a preservação de vidas, o respeito a natureza e a segurança de inúmeras famílias em cidades que possuem barragens de rejeitos ou encostas, por exemplo.
Desse modo é fundamental contar com a credibilidade e qualidade de empresas especializadas no assunto. Nesse contexto, a Telemática atua com soluções de alta tecnologia em Sirenes Eletrônicas, com mais de 300 Sirenes instaladas no Brasil, é reconhecida por sua qualidade e assertividade no funcionamento dos seus Sistemas de Notificação de Massa.
Através das soluções de aviso em massa da Telemática, é possível criar planos de ação de emergência, atuando com sirenes eletrônicas de alta potência, com o intuito de minimizar perdas, principalmente humanas, em caso de acidentes, desastres ou emergências.
Além disso, atuamos com um aplicativo de software que permite que os operadores ativem e controlem dispositivos de alerta acústico de forma rápida e eficiente.
Quais os principais equipamentos para alerta e notificações em massa?
Contamos com equipamentos modernos, únicos e robustos para que a ação seja rápida e adequada a cada situação.
Screamer: Equipamento de alerta por voz integrada;
Pavian: Sirenes Eletrônicas modulares e multifuncionais;
Bono: Sirene integrada e autônoma com bateria de backup embutida;
OCP: Controladora multifuncional (Sirenes eletrônicas com dimensões compactas).
A nossa linha de sirenes pode ser aplicada nas mais diferentes áreas verticais, como: barragens, alagamentos, encostas, incêndios e indústrias.
O que é essencial em um projeto deste porte?
Para realizar um projeto de alerta em massa eficaz, devemos ter critérios sensíveis em relação à aplicação do projeto, pensar desde a topologia do terreno em que será instalado o sistema até a potência sonora a ser utilizada.
Acima de tudo, é essencial trabalhar com profissionais experientes e capacitados para a correta indicação da solução, bem como a instalação adequada dos produtos.
Dentre as diversas possibilidades de alerta em massa, muitas necessitam de estruturas ou aplicativos específicos, como por exemplo:
. Para o envio de mensagens de texto, é necessário o uso de um smartphone com bateria e sinal de internet;
. Para obter sucesso na comunicação via Rádio, é necessário que o receptor esteja com sinal e o aparelho ligado quando a chamada ocorrer;
. A comunicação via Televisão só é eficaz quando os receptores estão com os respectivos aparelhos ligados e sintonizados no mesmo canal.
Portanto, o Sistema de Alerta em Massa é o único que vai entregar a mensagem aos habitantes no momento em que a emergência ocorrer, independentemente de qualquer evento.
Quais características que devem ser levadas em conta durante a aplicação de projetos de Sistemas de Alertas em Massa (Sirenes)?
1. Topologia do Terreno:
Em relação à aplicação das Sirenes, é fundamental levar em conta o local da instalação, verificar a situação do solo e a distância em relação à população que receberá esse alerta. Uma ação que pode salvar vidas e cumprir com os objetivos do projeto.
2. Tipo de Alerta:
Além do alerta sonoro, é preciso identificar a necessidade de outras formas de notificação para moradores ou funcionários do local, SMS por celular ou comunicação via rádio, etc.
3. Potência:
Nesta fase do projeto, é fundamental realizar o levantamento de dados de maneira precisa, já que a primeira etapa necessita da aplicação correta dos pares de sirenes. Quanto maior a distância da instalação, mais potência será necessária para que os alertas sejam transmitidos.
As Sirenes da Telemática atuam de forma independente, ou seja, mesmo em caso de falha em uma delas, as demais não param de funcionar.
4. Aplicações:
O uso de sistemas de alerta sonoro não se restringe apenas às Sirenes. Diversos dispositivos podem ser agregados com o intuito de expandir as funcionalidades do sistema.
Uma das principais aplicações está relacionada ao conjunto painel solar e baterias, que permite a instalação de maneira mais simplificada em locais sem cabeamento elétrico.
A Telemática oferece a instalação de postes e suportes para a adequada sustentação do sistema, com projetos personalizados conforme a necessidade do cliente.
Por fim, a Telemática Sistemas Inteligentes é referência no segmento, conta com profissionais altamente capacitados e prontos para implementação adequada de Sistemas de Alerta Sonoro.

Para mais informações, acesse o nosso site: www.telemática.com.br