O controle de acesso é, de fato, um dos métodos mais comuns e menos invasivos de adicionar segurança extra a uma empresa ou estabelecimento comercial. Controlando quem entra ou sai de um espaço com base no uso de códigos, cartões (smartcard) ou biometria.
Multinacionais e empresas de todos os portes necessitam de um controle de acesso eficiente. Deste modo, a implantação de um sistema de segurança sólido é fundamental para manter a ordem e o funcionamento adequado de todas as atividades pertinentes ao negócio.
Benefícios do controle de acesso:
Cada vez que você visitar um edifício empresarial, provavelmente se deparará com um acesso restrito e um teclado numérico, além de um botão para ligar, caso você seja um visitante. Este é um excelente exemplo de controle de acesso, no qual o proprietário instalou um portão ou porta de segurança que exige um código ou senha logo na entrada. Neste caso, quando o usuário pressionar o botão de solicitação, o equipamento pode conceder ou negar o acesso mediante as regras de segurança definidas pelo local.
O principal benefício do controle de acesso é que ele garante que um espaço permaneça seguro e visitado apenas por aqueles que têm permissão ou que se enquadram nas regras. Essa restrição ajuda a manter as propriedades seguras, desencoraja e dificulta os planos de possíveis invasores.
Controle de acesso de veículos:
Em estacionamentos privados, normalmente os acessos são concedidos aos funcionários (empresas), terceiros ou visitantes identificados e autorizados na portaria.
Para o funcionamento adequado de um estacionamento privado é essencial a instalação e integração de equipamentos como: Cancelas, Totens, CFTV e um controlador de acesso como o MD400 (Telemática), uma solução que define quando um veículo tem acesso ou não a determinada área, através de regras de local, data, horário e limite de vagas.
Informações privilegiadas que salvam vidas e reestabelecem a ordem:
Internamente, isso também pode ser útil para identificar quem está por perto quando ocorre um incidente e para determinar quantas pessoas estão nas instalações em caso de incêndio ou situação de emergência. Além de informações referentes à movimentação de indivíduos em determinados espaços, o que possibilita a restrição do acesso durante determinados períodos de tempo, por exemplo, no final de um turno ou durante a noite.
O controle de acesso desempenha um papel importante na segurança e pode afetar tudo, desde sua apólice e cobertura de seguro até o valor que você gasta na substituição de chaves perdidas.
Prevenção de acesso ilegal:
Em um espaço de trabalho, o controle de acesso gera organização, facilita a vida dos colaboradores, permite a movimentação interna sem a necessidade constante do acompanhamento de um profissional de segurança. Com a gestão adequada do tempo, o nível de desempenho dos funcionários aumenta significativamente, contribuindo assim para o crescimento da empresa.
A restrição a determinados ambientes permite que somente pessoas previamente autorizadas frequentem o local, prevenindo furtos de objetos e documentos.
Portanto, um sistema de segurança pode ser instalado em ambientes internos e externos de comércios, empresas, hospitais, universidades, bancos, estacionamentos (controlando a entrada e saída de veículos), e nos mais variados tipos de negócios.
Gerenciamento & soluções em seguridade:
Conforme o budget (orçamento) de uma empresa é possível desenvolver inúmeras soluções de segurança e traçar diversos tipos de estratégias. Lembrando que o controle de acesso é considerado uma forma econômica de aumentar a segurança, pois reduz o efetivo e, ao mesmo tempo, garante que o acesso seja concedido apenas para aqueles que se enquadram nas regras do local.
De acordo com especialistas, aumentou consideravelmente o número de empresas e comércios que optaram pela instalação e desenvolvimento de um sistema de segurança.
Deste modo, um dos equipamentos mais procurados é o CFTV (Circuito Fechado de Televisão), ou seja, câmeras que transmitem imagens em tempo real de diferentes pontos e ambientes.
Recomendação:
Para empresas e condomínios que primam pela qualidade, a recomendação são os controladores de acesso Microdin Armis, Codin MD400 e o Acesso Facial TSI, disponíveis na Telemática Sistemas Inteligentes, empresa que é referência no segmento.
Por fim, a integração de equipamentos e soluções com um software de segurança como o Suricato (Telemática), permite o gerenciamento automático, rastreamento e armazenamento de dados referentes a pessoas e veículos que frequentaram o local.
Para maiores informações, acesse: telematica.com.br